Embora seja fácil dizer que 2020 foi um grande meme do Saquinho de Lixo (ou seria do Melted?), a gente pode dizer uma coisa sobre os membros do Tinder: eles não desistiram. Em um ano sem precedentes com muitos (e novos) obstáculos, os membros do app se adaptaram e foram criativos na hora de se conectar. A vontade de interagir foi alta, e no último trimestre do ano as mensagens e o movimento de arrastar para lá ou para cá ficaram acima dos dois dígitos, em comparação com o final de fevereiro.
Enquanto estávamos isolados em casa, o Tinder foi usado para compartilhar os maiores momentos do ano. Os jovens da Geração Z usaram para papear, ter dates virtuais, dividir aquele vídeo do TikTok e para compartilhar aquele sentimento de “eu só tenho seis anos, como em vim parar aqui?” que o emoji 🤷 resume.
As biografias do Tinder se tornaram uma forma de mostrar quem são e com o que se importam, e os perfis nunca foram tão criativos, dinâmicos ou reveladores quanto foram em 2020. E, mesmo com todos os desafios, vemos que os membros do Tinder conseguiram ser mais eles mesmos do que nunca.
Olhando para um ano de biografias do Tinder, vemos que temas de criatividade e resiliência se destacam. Aqui estão as 10 principais tendências que aconteceram no Tinder em 2020:
10 principais tendências no Tinder em 2020:
Vocês se lembram de quando era possível aglomerar?: 🎶Os versos de Jorge Ben Jor não erraram e, mesmo em 2020, todos se jogaram na folia em fevereiro. As menções à carnavalebloquinho foram altas. Todo mundo queria se conectar com quem tava na mesma vibe, preferencialmente com muito glitter, fantasia e calor!
A pandemia foi o grande assunto para puxar papo com o match: As menções a ‘quarentena & chill’ decolaram em março, o mês em que começamos a falar sobre esse assunto e a usar como (atenção!) xaveco, como em: “Me chama de coronavírus e deixa eu pegar você”.
Só nos restou viver o BBB: Se começamos esse papo em fevereiro, em abril a casa mais vigiada do Brasil dominou as conversas. Mais do que usar o termo BBB em suas bios, os membros do Tinder mostraram que não estavam para brincadeira e promoveram o hit ‘Don’t Start Now’ – da Dua Lipa (tamborzinho, tamborzinho) ao top 3 das músicas mais adicionadas às bios no Tinder.
TikTok x Tinder: o match perfeito: Esse fenômeno rendeu muito no Tinder, tornando-se uma forma de compartilhar gostos (‘Envie seu TikTok favorito’), ver a atuação do match (‘Envie seu melhor tiktok 🤩’) e analisar o tamanho da sua concorrência (‘sou tiktoker famoso, basicamente uma celebridade’). As menções ao TikTok aumentaram 8 vezes e atingiram o pico em maio.
Saudade do que não vivemos. O ano não foi fácil para ninguém, mas parece que aquela saudade bateu forte mesmo em julho – o termo saudade foi usado o dobro de vezes no mês em comparação à janeiro, mostrando que a carentena 🖤 é real e bateu. Mas se nesse mês a gente tava com aquela saudade de tudo que não vivemos, em agosto deu vontade mesmo de uma aglomeração. A falta da conexão física veio com tudo, e a palavra foi usada 10 vezes mais do que nos primeiros meses do ano. Além disso, a sensação de ficar em casa sem nada para fazer (apesar da surra de lives!) foi um dos grandes fios conectores das conversas e possíveis matches no Tinder no ano. O uso de ‘entediade em casa’ foi registrado 5x mais do que nos primeiros meses do ano.
Só fala comigo se você usar máscara, pfvr: Os membros do Tinder estavam prontos para montar o seu lookinho com máscara se jogar num date. Menções de máscara foram usadas quase 10 vezes em 2020, em biografias super inspiradoras como: Eu não fui até o parque de máscara para ter um date não, né? E é claro, máscaras no rosto durante o sexo!” Vale um lembrete: apenas certifique-se de saber como usar a máscara, alguns membros enviaram avisos, como “não é para deixar a máscara só no queixo, ok 😷.”
Se posicionar politicamente influenciou os matches 🗳e a importância do voto também: Alguns usaram o Tinder para espalhar a palavra da importância da democracia, enquanto outros fizeram disso o motivo para não escolher alguém. As menções a ‘voto’ dobraram em 2020. Por aqui, o posicionamento é mais sutil, mas ainda extremamente relevante. O termo ‘feminista’ se manteve em alta ao longo de todo o ano, ganhando estaque em maio. Já em julho, o uso dos emojis ✊🏿/✊🏾 foram usados 4x mais, e segue crescendo a cada mês.
Os gamers foram exaltados. A criatividade na hora de marcar um date quebrou barreiras, e foi do bar diretamente para ilhas do Animal Crossing e para naves de Among Us. Além disso, colocar na bio que é um gamer virou hit, e o uso do termo cresceu 2,5x ao longo do ano.
Tinder se tornou o lugar oficial para compartilhar a sensação de 🤷🏽♀️🤷🏿♂🤷 de 2020. O emoji mais usado no Tinder em 2020 foi 🤷🏽♀️, conforme os membros mostravam incerteza sobre o futuro imprevisível. “Talvez eu te conheça pessoalmente em 2020, mas quem realmente pode saber? 😂 🤷🏻♀️ ”
A função Passaporte nos ajudou a expandir nossas conexões para o mundo (mesmo com viagens proibidas.): Com as fronteiras fechadas, 16% dos membros usaram o recurso Passaporte do Tinder em abril para viajar pelo mundo e ver pessoas de outras cidades, países e continentes. As viagens digitais aumentaram sete vezes em relação às médias de 2019.
Emojis de rápido crescimento no Tinder que mostram como flertamos e namoramos em 2020:
Comentários