A edição de 2022 do Sónar Barcelona entrou para a história. O evento que retornou com sua programação presencial após um período de distanciamento do seu público devido às restrições da Covid-19, mostrou durante os dias 16 e 18 de junho o porquê está entre os festivais de música mais aguardados do calendário anual de eventos espalhados ao redor do mundo.
Na edição que marcou o retorno do evento, 122 mil pessoas atenderam a 29ª edição, sendo 70% de participantes locais e os demais 30% de pessoas de outras regiões do mundo. O número de participantes só ficou para trás da edição de 2018, que recebeu 126 mil participantes.
Depois de dois anos de pausa e de um evento-piloto em Lisboa que provou o sucesso do evento, o festival Sónar promoveu três dias intensos de programação, incluindo palestras e eventos de criatividade e networking, apresentado pelo Sónar+D e repleto de grandes atrações musicais e audiovisual que se apresentaram durante os eventos Sónar by Day e também o Sónar By Night.
A expectativa do público nesta edição era muito grande, não somente pelo fato do evento retornar com suas atividades presenciais, mas também muito em relação ao lineup tido como um dos mais fortes em relação as demais 28 edições que o evento já promoveu. Não é sempre que Moderat, Nathy Peluso, Arca, Blessed Madonna, Chemical Brothers, Jayda G e entre tantos outros nomes relevantes na indústria musical se reúnem em um mesmo evento. Além disso, o festival apresenta uma oferta diversificada, relevante e muito coerente de todos os artistas que se apresentam, um prato cheio para quem quer acompanhar de perto seus nomes favoritos e também conhecer novos artistas locais ou de diferentes regiões do mundo.
O evento também se destacou mais uma vez nos pilares de diversidade e acessibilidade, tornando-o uma referência para outros festivais em relação ao tema. Outro ponto forte desta edição foi a mescla de públicos de diferentes gerações, mas ligados pela música, um dos destaques que mais percebemos em nossa segunda participação no evento, sendo a primeira em 2018. Em geral, foi possível acompanhar durante os dois dias que participamos do festival o quanto esse pilar é uma grande chave do festival para conseguir oferecer experiências para que todos se conectem com o mesmo objetivo: aproveitar cada instante do evento.
Um dos atrativos a parte desta edição foi concebido pelo heróis da club music, incluindo Richie Hawtin, ANNA & Maotik, Jennifer Cardini b2b Perel, Jayda G e Octo Octa b2b Eris Drew, ao lado de Charlotte de Witte, Eric Prydz, Reinier Zonneveld, Helena Hauff, Anfisa Letyago e muito mais, que foram responsáveis por momentos inesquecíveis durante o evento. O festival também afirmou a sua natureza intergeracional, com o som do futuro cada vez mais próximo da música espanhola e hispânica: Morad, Ms Nina, Simona, Juicy Bae, Yugen Kala, Chico Blanco, GAZZI, Depresión Sonora, mori + rusowsky e El Bobe.
Outro destaque desta edição, foram as programações apresentadas pelo SonarExtra, que ofereceu diversas atividades espalhadas pelo coração de Barcelona ao longo da semana. O público foi convidado a mergulhar no ‘Hyperorgan’ , uma ‘experiência sonora’ criada por Sónar, o mestre construtor de órgãos Albert Blancafort, o tecnólogo Santi Vilanova da Playmodes e os compositores berlinenses gamut inc, no Palau Güell. Também puderam visitar o Sondear e o ‘Museo del Sonido’ de Mika Vainio na Fundació Antoni Tàpies ; e ‘Transient’ de Quayola, apresentado por ME by Meliá no Hotel ME Barcelona.
Sónar+D
Este ano, o Sónar+D foi mais integrado com Sónar by Day, com o público em geral convidado a descobrir novos espaços, como o SonarMàtica by Tezos, SonarÀgora e Stage+D. Este último local sediou uma série espetacular de eventos entre a palestra e a apresentações. Além disso, o braço de criatividade e tecnologia do festival contou com mais de 60 palestras, centrada em quatro temas principais: os novos ecossistemas que estão sendo criados na Web3 ; os desafios criativos, industriais, políticos e éticos da Inteligência Artificial (IA) ; estudos e avanços em Ecologia Acústica ; e o trabalho em andamento sobre Ecologia e Ficção.
Antes do seu 30º Aniversário em Barcelona, o Sónar regressa em 2023 com uma 7ª edição do Sónar Istanbul e uma 2ª edição do Sónar Lisboa, esta última a decorrer entre 31 de março e 2 de abril.
Comentários