Para muitas pessoas, o carnaval é o feriado mais esperado do ano e com ele vem a alegria, o verão, as roupas coloridas e uma vontade louca de liberar aquela energia que fica contida o ano todo. Porém embora todas essas coisas sejam bem motivadoras, a preocupação com o bem-estar e ter pique para aguentar os quatro dias de folia exige uma boa preparação física e bastante fôlego.
Então aqui vão algumas dicas que podem ajudar na preparação pré e pós carnaval da nutricionista Jane Carvalho.
-
sucos detox, como suco verde, limão com gengibre, gengibre com canela, maçã com canela, podem ser tomados em jejum.
-
Chás diuréticos naturais como os de hibisco, chá verde, chá branco.
-
Nos lanches comer frutas de preferência com as cascas, pois além de muitas vitaminas, oferecem sensação de saciedade e ajudam e consumir menos “gordices”.
-
Nas principais refeições opte por legumes e verduras e 1 proteína.
-
Ingira bastante líquido durante o dia e tente não cair nas tentações dos doces.
-
Intensifique a malhação, faça aeróbico pelo menos 4 vezes na semana em ritmo acelerado. Não desanime e tenha foco.
-
Nos dias da folia, mantenha-se hidratado, pois além de diminuir o efeito degradante do álcool, é possível manter a energia em dia.
-
Comece a reduzir o ritmo pelo menos 1 dia antes do término do feriado para ter que sentir o peso da ressaca e o cansaço nos dias da volta à rotina.
Para dar aquela secada antes do Carnaval é importante controlar a alimentação ingerindo mais frutas e legumes e eliminando as frituras e exageros na bebida alcóolica que promovem o ganho peso, além de deixar com menos energia porque só possuem calorias vazias, ou seja, não possuem nenhum nutriente que possa dar aquela energizada.
E depois… o feriado acabou e o ano começa oficialmente. E pra quem não conseguiu se controlar, o jeito é fazer a desintoxicação pós carnaval, começando com 1 semana de detox com chás, sucos e comidas leves.
Aproveite para entrar no foco total e faça um projeto para o próximo Carnaval. Além de planejar a próxima viagem, programe também a sua dieta e sua carga de exercícios físicos desde já.
Anotou todas as dicas? Agora não tem porque sofrer antes e depois da folia.
Foto: Reprodução