Por Fernando Reis
Os hábitos alimentares pouco saudáveis têm aumentado nas últimas décadas. A dieta adotada pelo estilo de vida moderno têm incluído muitos alimentos ricos am açúcares, carboidratos e refrigerantes os quais são prejudiciais à saúde dentária.
Sendo assim, podemos incluir na nossa dieta alimentos mais saudáveis para os dentes. Por exemplo, alimentos oleaginosos como castanhas, noz, amêndoas são benéficos a saúde dos dentes ajudando a remover os carboidratos pelo fato de serem oleaginosos. Cenoura e hortaliças são extremamente fibrosos. Gengibre é um adstringente natural. Maçã faz com que mastiguemos por mais tempo, auxiliando no processo natural de proteção dentária.
Alimentos ricos em cálcio como, por exemplo, leite, queijos, iogurtes são benéficos. Alimentos ricos em vitamina C e D desempenham importantes funções na manutenção da saúde bucal como por exemplo: espinafre, tomate, brócolis, abacate, acerola, cranberry, pimentão, morango, manga, limão, ovos e fígado. Por exemplo, a vitamina D ajuda na absorção de cálcio, fortalecendo ossos e dentes.
A vitamina C ajuda o organismo a reparar ossos, dentes, gengivas e cartilagens. Os alimentos jamais substituem uma escovação e fio dental. Portanto, sempre, após ingerir estes alimentos, deve-se escovar os dentes. Estes alimentos fazem parte de um todo, o qual inclui, escovação pós alimentação, para manter a saúde dos dentes e gengivas.
Dr. Fernando Reis, dentista especialista em Dentística Restauradora com ênfase em Estética Reabilitadora.