Lembra que mostramos aqui que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a primeira edição da Champions Ligay (primeiro campeonato brasileiro de futebol gay)? Desta vez, entre os dias 13, 14 e 15 de abril, 260 atletas amadores participam da 2ª edição do maior evento esportivo LGBT da América Latina que acontecerá em Porto Alegre.
Nesta edição, 12 equipes de seis estados brasileiros e do Distrito Federal – BeesCats e Alligaytors (RJ), Futeboys, Bulls , Afronte e Unicorns (SP), Bravus (DF), Bharbixas (MG), Capivaras (PR) Sereyos (SC), PampaCats (RS), e os anfitriões Magia (RS) – disputam o título nacional de futebol society LGBT, que conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Federação de Soccer Society do Rio Grande do Sul (FSSRS), que e será responsável por fornecer o suporte técnico e institucional para a competição. A FSSRS reforça sua posição de resgatar o verdadeiro espírito esportivo de integração, amizade e competitividade sadia.

O objetivo do evento é promover a inclusão, por meio do esporte; estimular a criação de novos times em todo o País e acabar com o preconceito. Por essa razão, o evento é itinerante e realizado duas vezes por ano. Segundo os organizadores, a expectativa é de que 1500 pessoas participem da Champions Ligay em Porto Alegre.
A competição serve também de termômetro para o World Gay Games, que acontece no mês de agosto, em Paris (França). Os jogos da diversidade ocorrem de quatro em quatro anos e a ideia é que a equipe gaúcha Magia Sport Club, anfitriã do torneio, seja uma das representantes do país na modalidade. Para que isso ocorra, o time busca patrocinadores.
Inclusão e solidariedade
Durante as cerimônias de sorteio das chaves, abertura e encerramento da A Champions Ligay, a Drag Queen Rita D´Libra será a responsável pela tradução para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Rita trabalhacomo professora na
Associação Pestalozzi de Canoas. Segundo ela, o campeonato pode ser uma grande abertura e convite para os surdos LGBT ingressarem no futebol
Não haverá cobrança de ingresso para assistir aos jogos do torneio, porém um posto de coleta de alimentos não perecíveis será colocado no local. Todos alimentos arrecadados serão distribuídos para um projeto beneficente a ser definido pela comissão.
Economia
O torneio deve injetar mais de R$ 350 mil reais na economia local. Deste valor, cerca de R$ 100 mil só na organização do evento. Até o momento, 170 quartos da rede hoteleira já estão ocupados para o final de semana da competição e a previsão dos organizadores é de que esse número duplique até a data de abertura.
SERVIÇO
Champions Ligay
14 e 15 de abril – à partir das 13h
Complexo Esportivo Soccer City (R. Lauro Müller, 700 – Navegantes)
Fotos: Reproduções