Um pesquisa realizada pela Croma, empresa do segmento de consultoria, estudou sobre a relação das marcas com temas relacionados à longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência.
Intitulada Oldiversity, a pesquisa realizada com mais de 1,874 pessoas em todo Brasil, apontou que 47% dos entrevistados não tem lembrança de fatos ou conteúdos relevantes capazes de conectar marcas a causas ou questões humanas. Além disso, um mapeamento com 10 marcas que estão na contramão deste dado foi realizado e são as mais lembradas pelo tema diversidade.
De acordo com o levantamento, no topo da lista aparece O Boticário com (25%), seguida pela Samsung e Natura (ambas com 10%). O ranking completo ficou assim:
-
- O Boticário (25%)
- Samsung (10%)
- Natura (10%)
- Avon (8%)
- Globo (4%)
- Coca-Cola (4%)
- Dove (2%)
- Itaú (2%)
- Renner (1%)
- Skol (1%).
O estudo apontou que 53% do público afirmou não consumir marcas com comportamentos preconceituosos. Apesar que atualmente muitas emrpesas têm prezado trazer os tópicos em suas campanhas, o número ainda é baixo nas comunicações.
A falta de identificação e baixa associação de marcas somadas ao despreparo de grandes setores ao lidar com a diversidade, também contribuem para um sentimento geral de descrença, uma vez que 72% não acreditam na autenticidade das marcas quando falam sobre o tema.
Foto: Reprodução