Os eleitores de Nevada derrubaram uma proibição de 18 anos ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, tornando o estado o primeiro a consagrar o direito de casais gays de se casar em sua constituição nos Estados Unidos. A medida foi votada e aprovada pelos eleitores durante a eleição presidencial e revogou um dispositivo, aprovado em 2002, que só permitia o casamento entre “um homem e uma mulher”.
A Questão 2 nas cédulas de Nevada perguntou aos eleitores se eles apóiam uma emenda que reconhece o casamento “entre casais, independentemente do sexo”. A “Emenda de Casamento Independente de Gênero” também perguntou se as organizações religiosas e o clero retinham o direito de “recusar a solenização do casamento”.
O resultado apresentou 62% a favor e 38% contra, de acordo com o secretário de Estado de Nevada, com mais de três quartos dos votos contados.
“É bom deixarmos os eleitores decidirem”, disse o presidente do Equality Nevada, Chris Davin, à NBC News. “As pessoas diziam isso, não os juízes ou legisladores. Isso era democracia direta – é assim que tudo deveria ser. “
Davin também explicou que a proposta da consulta popular surgiu por conta de um temor da comunidade LGBT com a nova composição da Suprema Corte que, atualmente possui uma maioria conservadora. O movimento teme que a Corte possa votar por revogar o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, que hoje é um direito nacional.
A medida aprovada em Nevada, no entanto, garanto o direito de organizações religiosas e membros do clero que se recusem a realizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Comentários