A Profilaxia pré-exposição, popularmente conhecida como PrEP, será tema de uma série documental produzida pelo canal a cabo GNT. A medicação que também é chamada de Truvada, é um método de prevenção ao vírus HIV e possui alguns adeptos no Brasil.
De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, a produção, intitulada “Prazer em Conhecer”, irá acompanhar usuários adeptos ao medicamento. Criado a partir da combinação das substâncias Emtricitabina e Tenofovir, o comprimido é indicado para homens que fazem sexo com outros homens, transexuais, profissionais do sexo e casais sorodiscordantes.
Com depoimento de pessoas que fazer o uso do tratamento, a série vai retratar a rotina de cada uma dessas pessoas. A ideia, de acordo com a diretora Susanna Lira, é tratar o tema sem julgamentos. Está no roteiro, por exemplo, o universo das festas de sexo liberado, sem camisinha. As filmagens começam este mês.
A PrEP é oferecida pelo SUS desde 2017. No início do ano, o governo exonerou a diretora do Ministério da Saúde responsável pela implementação da política no país.
Foto: Reprodução