O filme E O Vento Levou, de 1939, foi retirado da plataforma de streaming HBO Max, nessa terça-feira, 9 após uma intensa discussão sobre o longa reproduzir o racismo. A retirada de um dos maiores filmes da história do cinema e a discussão se dá em meio aos protestos antirracistas e contra a violência policial nos Estados Unidos.
“‘E o Vento Levou’ é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”, afirmou um porta-voz da HBO Max em um comunicado enviado à AFP.
O cineasta John Ridley, vencedor do Oscar pelo aclamado ‘12 Anos de Escravidão‘,também escreveu nesta semana um editorial para o jornal Los Angeles Times, em que solicita a retirada do filme de forma temporária, à medida que reflete sobre os efeitos históricos do longa:
“Como um cineasta, eu entendo que os filmes geralmente são retratos de momentos na história. ‘…E o Vento Levou‘ é, no entanto, um problema único. Não erra apenas em se tratando de representatividade. É um filme que glorifica o sul pré-guerra. É um filme que, quando não ignora os horrores da escravidão, pausa para perpetuar alguns dos estereótipos mais dolorosos das pessoas de cor”.