O Brasil terá pela primeira vez um senador assumidamente gay. Candidato pela Rede, Fabiano Contarato, é homossexual e foi eleito pelo Estado do Espírito Santo.
Casado e pai de duas crianças, Fabiano obteve 1.117.036 votos, o que equivale a 31,15% dos votos válidos ao senado capixaba e deixou para trás o candidato homofóbico Magno Malta, conhecido pelas posições conservadoras, contrárias aos Direitos LGBT e que também chegou a ser cogitado para ser vice do presidenciável Jair Bolsonaro.
Contarato afirmou, ao ser eleito, que não quer fazer da política uma profissão. “Passou da hora do Espírito Santo ter o papel de protagonista do Senado Federal. Isso pode ter certeza que eu estando no Senado Federal, isso vai acontecer. Eu darei a minha vida para dar dignidade para essa população menos favorecida, para fortalecer os municípios do interior”, afirmou.
View this post on Instagram
Cibele está linda e saudável. Deus te abençoe sempre, minha filha! Te amo 💕😘❤️
O novo Senador do Espírito Santo é professor, palestrante, ativista humanitário e delegado da Polícia Civil desde 1992, Fabiano também foi delegado da Delitos de Trânsito por mais de 10 anos e assumiu a direção geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Já atuou como de Corregedor Geral do Estado, na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (SECONT/ES).
Ele também é graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho (UGF) do Estado do Rio de Janeiro, e especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Fotos: Reproduções