Nomeada como “Cidade do ano” pelo GayCities.com, Chicago é lar de algumas das maiores celebrações LGBTQ+ do país. Passe um dia em um próspero bairro queer, como Boystown, que foi votado como o “melhor bairro gay do mundo” pela revista Out Traveler em 2014, depois siga um itinerário para ver mais das melhores atrações LGBTQ+ e você entenderá alguns dos motivos que tornaram o destino parte da programação de muitos turistas que buscam diversão e ao mesmo tempo uma experiência única.
A reputação de Chicago como uma cidade vibrante, festiva e culturalmente rica é bem estabelecida e inclui sua cena LGBTQ+ mundialmente famosa. E, por lá, encontra-se um dos principais circuitos LGBTQ+ do mundo que reúne anualmente turistas dos mais diferentes lugares, com um propósito em comum: celebrar a diversidade e promover momentos inesquecíveis.
Circuit Mom é o circuito original, maior e mais antigo de Chicago que nasceu há mais de 24 anos e segue sendo um dos principais destinos para a comunidade LGBTQ+ e aliados durante o verão na cidade. O evento que acontece em paralelo ao Market Days Weekend Chicago – um dos maiores eventos de rua LGBTQ+ dos EUA, promove durante 3 dias um encontro entre as mais diversas formas de representatividade e, nesta edição marcada para acontecer entre os dias 5 e 7 de agosto, promete muitas novidades.
Idealizado por Edwin Martinez, também conhecido como “CircuitSON” e Matthew Harvat ou “CircuitMOM”, o festival é conhecido como um “Parada não-oficial” por toda visibilidade que conquistou ao longo dos últimos anos e por sempre surpreender seu fiel público que hoje flui desde membros da comunidade LGBTQ+ até aliados que apoiam o tema e querem celebrar um marco único na programação de eventos espalhados em diferentes continentes.
Nos últimos dias, conversamos com Edwin e Matthew para conhecer mais de perto do evento, entender quais são os objetivos que a CircuitMOM Productions visa oferecer para seu público, além de entender a relação da marca com o público brasileiro:
1) Qual é o objetivo do evento?
Produzimos nossas festas noturnas após o término do festival diurno conhecido como Market Days. Durante o dia, mais de 150 mil pessoas desfrutam de múltiplos palcos, vendedores, comida e, o mais importante, nosso maravilhoso bairro Boystown. O Market Days vem acontecendo há 40 anos e nossa empresa, a CircuitMOM Productions realiza nossas festas há 24 anos. O objetivo é celebrar a vida, a música e a nossa comunidade. Vemos este evento como o “orgulho gay não-oficial”.
Mais do que qualquer outro evento, o Market Days realmente colocou Chicago e nossa comunidade LGBTQ+ no mapa internacional de eventos do gênero. Estamos impressionados com o número de pessoas vindas de todo o mundo para participar do festival de rua e de nossos eventos e esperamos ansiosamente por este fim de semana a cada ano.
2) Qual o público-alvo?
Qualquer pessoa que queira se jogar e se divertir conosco é bem-vinda. Por muitos anos, nosso público foi o “Circuit Boys“, também conhecido como homens másculos. No entanto, nos últimos 5-6 anos, nosso público começou a mudar. Estamos vendo convidados que normalmente não iriam a uma festa do Circuito, como gays, heterossexuais, mulheres, transgêneros e muitos outros que se identificam como homossexuais e não-binários. Todos vêm para nossos eventos com o objetivo de se divertir. Nosso objetivo é que nosso público veja alguém com quem se identifique em nosso palco e em nossos eventos, sejam eles nossos dançarinos, intérpretes, outros convidados ou membros que estejam trabalhando para garantir a diversão de todos.
Representar e aceitar é muito importante para nós. Queremos que todos saibam que não importa quem você é ou como se identifica, sempre haverá um lugar para você em nossos eventos. Vamos compartilhar a alegria e estar juntos como um durante esse encontro.
3) Este será o retorno após dois anos de restrições por causa da Covid-19, correto? Quais são as expectativas?
Na verdade, retornamos nossas programações em 2021. Voltamos com muita alegria, animação, mas também muita preocupação. Como o mundo estava se ‘reabrindo’, não sabíamos se teríamos que exigir máscaras, por exemplo, em todos os nossos convidados. Tivemos que lutar contra muitas probabilidades para garantir que nossos locais cooperassem conosco exigindo vacinas válidas contra à covid-19. Foi com um esforço combinado de nossa equipe e de nossos maravilhosos amigos na loja The Men’s Room, em Boystown para assegurar a segurança de mais de 9 mil participantes. Depois de tudo o que fizemos no ano passado, não tivemos um único relatório de covid após 3 dias completos de eventos esgotados.
Este ano estamos de volta e ainda seguindo todas as regras e regulamentos locais, estaduais e nacionais das organizações regulamentares. Também estamos monitorando muito de perto a Monkey Pox. Em Chicago, começou o processo para administrar a vacina MPX. Reforçando que a segurança e o bem estar de nossos convidados sempre serão prioridade.
Comentários