Casal gay bomba no Snapchat com perfil divertido e inspirador
Juntos há sete anos, Jarbas Longaray e Marcos Beserra são os nomes por trás do perfil que anda bombando no Snapchat: doceebanana. Inspirado na dupla de estilistas italiana, Dolce & Gabanna, o perfil no app aborda de forma divertida e descontraída o dia a dia de um casal gay, além de servir também para divulgar e promover a empresa dos dois, a Ambientah – Mobiliário, uma marcenaria de alto padrão, instalada na nobre Vila Nova Conceição, em São Paulo.
Jarbas, 36 anos, formado em Marketing e Arquitetura, e Marcos, com 29, aluno de Direito, se conheceram em abril de 2009 na primeira edição do festival “Skol Sensation”, em São Paulo e, cerca de um mês depois, já estavam morando juntos. O dia a dia do casal, mostrado no App, anda inspirando muitos outros gays a buscarem uma relação estável e tem servido como espelho para que outros assumam suas orientações sexuais.

O Vipado conversou com a dupla, que nos contou qual o primeiro vídeo que trouxe mais visibilidade para o doceebanana, além de muitas outras curiosidades. Vale lembrar que Jarbas e Marcos têm um filho, o Sebastian, um buldogue francês que participa dos videos e foi, inclusive, um dos motivos da explosão do perfil de seus donos.
Confira:
Vipado: Vocês são casados?
D&B: Não somos casados oficialmente ”no papel”, mas moramos juntos desde que nos conhecemos.
Vocês têm perfis individuais no App?
Sim, temos, mas não usamos mais. Eu (Marcos) conheci o aplicativo através de um amigo que me indicou, gostei bastante e mostrei ao Jarbas. Aí, logo depois de alguns dias usando o aplicativo já criamos a conta conjunta.
Vipado: Por que o perfil no Snapchat e não em outra rede social?
D&B: Nós achamos o aplicativo mais real. É mais verdadeiro a forma como as pessoas interagem com os seus seguidores e você pode realmente ver detalhes mais íntimos das vidas das pessoas que tem interesse em conhecer mais. Afinal, mesmo sendo algo digital é uma oportunidade de você conviver de forma mais próxima com uma determinada pessoa, com um artista ou até mesmo um familiar, essa proximidade é a grande “sacada” do aplicativo. Os usuários acabam agindo com mais naturalidade e sendo mais “verdadeiros” no Snapchat, sem tantos filtros ou pudores como nas demais redes sociais.
Vipado: Como surgiu a ideia do perfil doceebanana?
D&B: A idéia foi minha (Marcos). Eu estava vendo o Snap do Hugo Gloss quando ele falou sobre uma entrevista onde ele contava detalhes da carreira dele. Eu fiquei curioso e fui assistir essa entrevista e achei genial o motivo do nome Hugo Gloss, que é uma paródia ao nome da grife Hugo Boss. Nesse momento, o Jarbas estava cozinhando para a nossa dieta nova (que durou três dias, risos) e então eu dei a idéia de criar uma conta conjunta no Snapchat para nós com o nome de Doce&Banana. Seria uma alusão ao nome da grife italiana Dolce&Gabanna, pois nós somos sócios e namorados (como os os italianos donos da grife eram) e também porque só pensamos em comida, então o nome tinha tudo a ver com a gente. O Jarbas riu muito com a idéia e começamos a fazer os snaps naquela noite. Tínhamos cerca de 15 seguidores, era apenas amigos íntimos, era uma brincadeira entre amigos mesmo, ficávamos fazendo palhaçada pra eles e trocando videos.
Passado alguns dias, estávamos caminhando no parque Ibirapuera e falávamos sobre o casamento de um casal gay de amigos nossos, e eu comentei com o Jarbas como seria legal se eles tivessem um perfil como o nosso e tivessem mostrado todos os detalhes da preparação, do casamento, da festa, etc. Fiquei pensando em quantas pessoas gostariam de assistir a um momento como esse e por ainda não ser algo tão corriqueiro o como isso seria interessante pra incentivar as pessoas a terem coragem de serem felizes independente da sua sexualidade. Foi aí que eu pensei que podíamos começar a mostrar um pouco mais da nossa rotina, do nosso convívio e então começamos a fazer isso. Aos poucos os nosso amigos foram comentando com outras pessoas e cada vez mais os seguidores foram aumentando.
Vipado: Qual dos dois fazem mais posts? Existe uma regra, quantidade ou horários para eles?
D&B: Não temos nenhuma regra. Nós vamos mostrando o nosso dia a dia, um pouco do nosso trabalho com a nossa Marcenaria, os jantares que fazemos em casa e mostramos o passo a passo do Jarbas na cozinha – pois ele é muito talentoso -, viagens, festas com os amigos e o nosso filho, o Sebastian, um buldogue francês que é um “serumaninho” apaixonante. E tem as brigas também, é claro! Faz parte né, gente?! risos.
Quando e por que o perfil bombou?
D&B: Um grande marco foi quando eu (Jarbas) fiz uma surpresa de aniversário pro Marcos. Ele tinha ido a um centro espírita que frequenta as segundas-feiras e, na volta, já passava da meia-noite e era o seu aniversário. Eu havia preparado um jantar especial com prato e sobremesa que ele adora. Tinha decoração com assinatura minha e do Sebastian (eu pus tinta nas patas dele pra ele assinar também, risos). Foi algo simples mas que fez com que recebêssemos muitas mensagens carinhosas, muitas pessoas novas nos adicionaram e, a partir dai, as pessoas começaram a se comunicar mais conosco pelo aplicativo.
Vipado: Quais foram os videos mais divertidos, que ganharam mais views?
D&B: Um dos nossos recordes de vizualizações foi quando viajamos ao Rio nas Paralimpíadas. Tivemos mais de 4 mil views e os cariocas que nos seguem foram muito carinhosos. Recebemos muitas mensagens de pessoas da cidade, que quiseram – inclusive – marcar um encontro conosco lá, mas a nossa timidez acabou atrapalhando.
Vipado: Vocês falam sobre os negócios da Ambientah durante os vídeos. Pode dar um exemplo?
D&B: Sim, bastante. Sempre comentávamos sobre o nosso trabalho nos videos e então começamos a receber muitas mensagens perguntando mais sobre a nossa empresa e como funcionava. Então começamos a mostrar mais os nossos móveis, o antes e depois dos clientes, o processo de instalação, as opiniões dos clientes, e isso tem sido muito gratificante para nós.
Vipado: Vocês recebem cantadas? Qual o perfil dos seguidores?
D&B: Sim, risos. Recebemos muitas perguntas indelicadas, de cunho sexual, cantadas com convites pra sair, etc. Levamos numa boa, tentamos ser sempre o mais educado possível, pois é natural que as pessoas tenham certas curiosidades e aproveitem da liberdade que a internet dá para flertar com as pessoas. Porém, nós não dividimos nada de teor sexual no nosso perfil. Já tem bastante gente fazendo isso na internet e, embora não tenhamos nada contra, não é o nosso objetivo fazer isso no aplicativo.
Não existe um perfil exato de seguidores, temos pessoas de todas as idades, já recebemos mensagens de vários brasileiros morando em outros países dizendo que nos acompanham. Temos inclusive alguns homens héteros que nos mandam mensagens dizendo que adoram assistir as nossas trapalhadas; um deles até mostrou para a sua namorada, que por sua vez nos mandou mensagem do trabalho com as amigas dizendo que estavam nos seguindo.
Vipado: Quais expectativas de vocês com o perfil?
D&B: Na verdade não temos nenhuma expectativa específica. Para nós começou como uma brincadeira e sempre será. A gente só compartilha um pouco da nossa vida juntos com nossos amigos virtuais e a possibilidade de nos comunicarmos com centenas de pessoas de uma maneira tão simples é sensacional. Claro que nos dá muito orgulho e é muito motivador receber tantas mensagens de pessoas que estão se espelhando em nós para assumir a sexualidade para a família, de pessoas que voltaram a acreditar em relacionamentos por nossa causa ou os que sonham em viver uma relação como a nossa, isso tudo é muito gratificante para a gente. Embora deixamos claro que estamos longe de ser um casal perfeito, até porque isso não existe. Mas, o fato de a nossa vida juntos – que é algo tão banal para nós e para os amigos mais íntimos – se tornar algo motivador para alguém é motivo de alegria para nós dois. Então só podemos continuar a dividir o nosso cotidiano e sempre com muito humor mostrar um pouco mais das nossas vidas pra quem quiser nos acompanhar.


Fotos: Reproduções (arquivo pessoal)
Comentários