A atividade física é um grande remédio contra a depressão.
Você já deve ter ouvido falar que a prática regular de atividade física auxilia no tratamento e prevenção de depressão e ansiedade e que atualmente ela não foca somente ao bem estar físico, como a diminuição do peso corporal e manutenção das funções dos músculos e articulações.
A OMS ( Organização Mundial de Saúde) estima que 1 em cada 15 indivíduos de ambos os sexos podem vir a ser vítima de depressão e suar a camiseta pode ser um dos melhores remédios. Independente da idade ou sexo, em consequência do estresse ou solidão, é grande o número de pessoas que sofre de algum tipo de desordem mental.
Pesquisas no mundo todo mostram que a atividade física regular é uma grande aliada à saúde mental. Muitas delas chegaram ao resultado de que a prática regular de uma atividade física, principalmente aeróbica (atividade com alto gasto calórico e consumo de oxigênio como a natação, corrida, bike e power pilates) é um grande aliado a saúde mental. Estes estudos americanos mostraram também que os praticantes que interromperam os programas de exercícios ficaram mais propensos a depressão. Claro que as adaptações fisiológicas responsáveis pelas alterações de humor e recomendadas no tratamento antidepressivo dependem da regularidade, da intensidade e duração da atividade praticada. Os benefícios na saúde mental são:
Humor e depressão: Eficaz para transtornos de humor, pois melhora níveis de serotonina e que traz bem estar e auto-estima.
Sono: Melhora da qualidade do sono devido a liberação de hormônios e influencia o ciclo sono-vigília.
Os benefícios são visíveis desde que o praticante tenha disciplina para que os resultados sejam efetivos e percebidos assim, como na prática, de qualquer outra atividade. O pilates é uma excelente atividade para ser estimulada mentalmente e devolve o bom humor e tranquilidade na correria do dia a dia , além de proporcionar tantos outros benefícios como:
– melhora do alinhamento postural;
-coluna mais alongada e flexível;
-alívio de tensões;
-alívio de dores e estresse;
-melhora da auto estima e consciência corporal;
-melhora resistência muscular e tônus;
-melhora da mobilidade das articulações ;
Portanto, não fique parado!
Comentários